E se os Serões de Bonjoia estivessem online?

(arquivar em: dar ideias para quem as puder implementar)

Já há alguns anos que acompanho, de longe, as vossas iniciativas Serões de Bonjóia.

Infelizmente por dificuldades de agenda só consegui assistir a duas dessa sessões, mas foi suficiente para ficar ainda com mais pena de não poder assistir a outras iniciativas vossas.

Como já há dois anos que realizo e produzo um pequeno programa de rádio na Internet (um podcast chamado O Porto em Conversa www.oportoemconversa.com) percebi que seria exequível propor à organização dos Serões de Bonjóia um projecto de registo e divulgação dos Serões de Bonjóia .

No formato mais ambicioso, esse projecto teria como propósito:
– registar num formato digital (audio e / ou video) as diferentes sessões;
– editar as gravações efectuadas;
– criar material escrito de divulgação;
– divulgar essas gravações no site bonjoia.org e / ou em redes sociais;
– gerir o arquivo desses documentos (texto / audio / video);
Isto poderia ser complementado, a prazo, com a publicação de um livro com a reprodução de alguma sessões.

O principal objectivo é garantir que o conhecimento transmitido nos Serões de Bonjóia possa ficar disponível para todas as pessoas que por alguma razão (falta de tempo, desconhecimento, ou simplesmente por não morarem no Porto) não puderam assistir a esse evento.

Gostaria de deixar a ideia de que este pode ser um projecto com um investimento inicial e custo operacional bastante baixo, e passível de ser mantido pela vossa organização, o que me parece um pormenor importante quando estamos a falar em instituições públicas.

Se estiverem interessados poderemos posteriormente detalhar melhor este plano de custos mas diria que numa primeira fase seria necessário a nível de equipamento sonoro microfones e mesa de som (que penso que já terão) e numa fase posterior equipamento video suficiente para recolher imagem que sejam reproduzíveis na Internet ouu eventualmente pedir a colaboração da TV Porto para isto; a nível de recursos humanos seria necessário ter a colaboração de uma pessoa com conhecimentos básicos na utilização de software para edição de som e / ou video.

Como imagino que possam não haver estas competência na vossa organização gostaria de deixar a ideia de contactar uma das escolas de arte ou similar do Porto (FBAUP, ESMAE, ESAD, …) e propor um programa de voluntariado para esse efeito.
Eu estaria disponível para algo deste género mas não tenho conhecimentos específicos nesta área
Essa ideia poderia ser ampliada para eventualmente formar algum jovem desfavorecido da comunidade de Campanhã de forma a que ele passasse a assumir essa responsabilidade de gerir o registo e divulgação dos Serões de Bonjóia.

Se acharem pertinente esta sugestão e necessitarem de mais esclarecimentos não hesitem em contactar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *