mob Carsharing

Na newsletter desta semana do Portal do Cidadão vinha uma noticia curiosa sobre um novo projecto da Carris. Chama-se mob Carsharing e é, pelo que sei, o primeiro projecto de partilha de viaturas em Portugal.

A ideia base é simples, a relação entre a quantidade de tempo que passamos dentro de um carro e o tempo que ele fica parado é muito baixa pelo que poderá ser possível optimizar a utilização desse carro se se dividir essa utilização por mais do que uma pessoa.

Claro que isto funcionará melhor se houver várias pessoas com horários de utilização desencontrados e se os sítios onde os carros têm que ser “levantados” / “deixados” a seguir à utilização estiverem geograficamente perto do potencial público-alvo.

Não sei até que ponto já está a funcionar esta iniciativa (no site não indicava) mas espero que tenha sucesso porque a diversificação dos meios de deslocação é fundamental – nem todos temos que andar de carro, nem todos temos que andar de metro, nem todos temos que andar a pé.

Interessante a também a opção pelos carros seleccionados que inclui o inevitável Prius.

Um exemplo não português deste tipo de serviço é o Zipcar nos EUA e uma rápida pesquisa na net demonstra a existência de várias outras empresas do género pelo mundo fora.

Junte-se à conversa

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *