Versão ultra-rápida: É possivel ter um combustivel mais barato que o gasóleo que pode ser utilizado sem alterar o motor.
Opções: podemos criar biodiesel a partir de óleo usado ou de óleo novo. naturalmente o processo de transformação a partir do óleo usado é um pouco mais complexo do que o óleo novo e a qualidade do produto final poderá variar.
Notas: a utilização de óleo sem qualquer tratamento é totalmente desaconcelhada.
Coisas a ter em atenção:
- em carros usados não podemos de um dia para o outro começar a utilizar biodiesel. fase de adaptação de 10.000km até chegar à utilização somente de biodiesel.
- Em carros antigos (antes de 93) temos que ter em atenção a alguns componentes, nomeadamente tubagens em borracha natural que devem ser substituidos por borracha sintética. Há ainda algumas bombas injectoras que não têm capacidade para “puxar” o biodiesel.
- Existe um aumento do consumo perto dos 5% – em tempos frios (mais aplicável nos paises mais a norte) pode haver dificuldades ao ligar o carro
- menor fumo preto
- menores vibrações do motor
- cheiro a fritos inevitável
Processo de produção. Explicação nada rigorosa só para ficarem com uma ideia
- filtragem – no caso de ser óleo usado
- aquecer o óleo até 55º
- fazer uma mistura de 20-25% de metanol por litro de óleo com 3,5g(*) de soda caustica por litro de oleo (*)- 3,5g no caso de oleo novo, se for usado tem que se fazer um teste anterior para determinar essa quantidade
- misturar o metanol com o óleo e mexer bem 😉 durante 1 a 2 horas sempre a 50º
- deixar repousar 8 horas
- retirar o “depósito” que é glicerina
- lavagem
- secagem e tá pronto a usar