Sobre as freguesias

Há uns dias atrás falava sobre a questão da publicidade dos actos dos diferentes organismos públicos (e privados) e sugeria

No cenário mais simples a ideia seria disponibilizar num site os documentos que foram assinados e permitir:

  • a qualquer pessoa consultá-los (estou a pensar em documentos produzidos por organismos públicos e que portanto assumo que tomem decisões que devem ser públicas);
  • notificar alguém responsável se achar que nesse documento está alguma coisa estranha… assim um bocado como aquela opção “Denunciar este comentário” que o Público tem nas notícias que aparecem na secção Última Hora.

Entretanto, durante a preparação do próximo podcast “O Porto em Conversa” sobre o tema das freguesias fiquei a conhecer alguns documentos que a Junta de Freguesia tem que disponibilizar à Assembleia de Freguesia e que me parecem ser uma boa versão ainda mais minimalista daquilo que propunha.

Revendo alguma coisa que já existe na lei 169/99 sobre as competências dos órgãos da freguesia  (entre outros) teríamos:

  • Art 13º e 14º  – sobre as sessões ordinárias e extraordinárias da Assembleia de Freguesia. Neste momento a publicitação das datas em que vão acontecer “limita-se” a editais e a cartas enviadas para os participantes;
  • Art 30º, 31º, 32º – sobre as sessões da Junta de Freguesia. Mais ou menos a mesma situação: “(…) publicar editais, o que dispensa outras formas de convocação”
  • Art 34º – sobre competências próprias da Junta de Freguesia.
    ponto 2a) “Elaborar e submeter a aprovação da assembleia de freguesia ou do plenário de cidadãos eleitores as opções do plano e a proposta do orçamento;”
    Não refere que outro tipo de publicidade deve ser dado para além da disponibilização implícita da Junta para a Assembleia
  • Artigo 38º – sobre as competências do presidente
    ponto 1d) Responder, no prazo máximo de 30 dias, aos pedidos de informação formulados pelos membros da assembleia de freguesia através da respectiva mesa;

Tenho ideia que algures também está referida a questão do relatório de actividades mas não estou agora a encontrar.

De qualquer forma, e como dizia em cima, parece-me que a disponibilização desta informação, não só nos locais e através dos processos actuais (editais e afins) deveria ser complementada com a sua publicitação no site da própria junta.
Numa pesquisa muito rápida e nada cientifica pelas diferentes juntas de freguesia do concelho do porto em que procurei encontrar informação sobre:

  • Plano de Actividades;
  • Relatório do Plano de Actividades;
  • Orçamento;
  • Informação Trimestral à Assembleia Freguesia;
  • Divulgação de datas de reuniões assembleia freguesia;
  • Actas reuniões assembleia freguesia;
  • Divulgação de datas de reuniões junta freguesia;
  • Actas reuniões junta freguesia;
  • Regimento da assembleia de freguesia

consegui encontrar a seguinte informação:

  • Aldoar – plano de actividades 2007; relatório do plano de actividades 2007; informação trimestral – últ 3T2008; divulgação de datas de reuniões da junta;
  • Bonfim – nada
  • Campanhã – plano de actividades 2009; orçamento 2009; informação trimestral – últ 4T2008; divulgação de datas de reuniões da assembleia e junta; regimento da assembleia
  • Cedofeita – nada
  • Foz do Douro – nada
  • Lordelo do Ouro – informação trimestral – últ 4T2008
  • Massarelos – ?? não consegui aceder ao site jf-massarelos.pt
  • Miragaia – plano de actividades 2008; relatório do plano de 2007; orçamento 2008; divulgação de datas de reuniões da junta
  • Nevogilde – ?? não consegui aceder ao site jf-nevolgilde.pt
  • Paranhos – nada
  • Ramalde – plano de actividades 2009; orçamento 2009; informação trimestral – últ 3T2008
  • Santo Ildefonso – divulgação de datas de reuniões da junta
  • São Nicolau – nada
  • – nada
  • Vitória – nada

Nota: se encontrarem alguma anomalia nestes dados enviem-me um link com o endereço onde essa informação está disponivel para eu corrigir.

Apesar de tudo este resultado anima-me… quer dizer que não estou a propor nada de tão estapafúrdio que ninguém ainda se tenha lembrado de fazer.

Deixava 2 sugestões:

  • a quem não tem ainda esta informação disponivel passar a ter;
  • a quem já tem esta informação disponivel passar a fornecê-la num formato mais automatizável, seja num ficheiro excel ou simples ficheiro de texto para podermos criar aplicações que rapidamente determinem por exemplo a evolução de rácios ao longo dos anos.

Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

4 comentários a “Sobre as freguesias”

  1. Avatar de Gaspar
    Gaspar

    Gostaria de saber as causas do despovoamento/desertificação do centro histórico do porto, se possível. Obrigado.

  2. Avatar de vitorsilva
    vitorsilva

    obrigado pelo seu comentário
    de facto foi um tema que não abordamos no podcast que gravamos dia 8-abril e que já pode ouvir em http://oportoemconversa.wordpress.com/
    centramos-nos essencialmente nas competências, meios e outras questões mais do funcionamento das juntas de freguesias.
    não sou de facto especialista nessa área mas pelo que tenho lido este tipo de problema é +/- comum em alguns centros urbanos… não sei que caracteristicas tem o porto de diferente em relação a outros centros urbanos.
    pode ser um bom tema para um próximo podcast 🙂

  3. Avatar de Nuno Coelho
    Nuno Coelho

    O link da Junta de Freguesia de S. NIcolau é a de Lisboa, que tem uma frequesia com o mesmo nome da portuense.

  4. Avatar de Francisco Malafaya
    Francisco Malafaya

    Olá Vítor,
    Respondendo ao teu pedido de ajuda para a organização de um evento dedicado ás Eleições Europeias, disponho-me desde já para tal. Tenho uma amiga que também se mostrou disponível. O nossos nomes são Francisco Malafaya e Filipa Almeida. Julgo que através deste comentário tens acesso ao meu e-mail, para o qual poderás responder.
    Obrigado e parabéns pela iniciativa!
    Abraço,
    Francisco

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *