Configurar Subversion

Hoje tirei a manhã para instalar e configurar o subversion que, para quem não conhece, é uma alternativa opensource ao visual source safe, cvs, entre outros.
Se, como eu, tens um ambiente de trabalho windows então vale a pena ter por perto também o tortoiseSVN que integra o subversion com o windows explorer e o AnkhSVN que integra com o vstudio.
Segui como base de trabalho, para além da documentação do snv (subversion) e do tsvn (tortoisesvn), esta série de artigos interessantes How to setup a .net development tree.
Como é uma excelente base de trabalho vou só apontar as dúvidas mesmo usando estes guias.
duvida1 – um repositorio vs vários repositorios: Subversion: One Repository or Two?
duvida2 – se instalaram o tsvn, depois de criarem o repositorio vão querer logo começar a usar a integração com o windows explorer (ou não?) mas calma porque só depois de fazer um checkin + checkout de um projecto é que começam a ter acesso a todas as opções que aparecem aqui
duvida3 – no fim da parte 3 do artigo de mike roberts ele diz “Once the intial checkin is complete I’m going to delete my ‘sycamore’ folder and then checkout from Subversion the folder we just imported to get a local versioned folder” tudo muito bem tirando o facto de não exemplificar como podemos fazer isso… supondo que todos sabemos eliminar uma pasta falta-nos o código para obtermos uma cópia controlada pelo subversion (checkou). pegando no exemplo dele seria algo como
c:\devel\sycamore>svn co file:///c:/svn-repos/sycamore/trunk c:\devel\sycamore
mentalnote1 – este processo de para podermos começar a utilizar o controlo de versões termos primeiro que fazer checkin, apagar a pasta e depois fazer checkout faz-me um bocado de confusão… será que não há nenhum comando que faça isso tudo de uma só vez? ainda não procurei mas se/quando encontrar, digo qualquer coisa.
duvida4 – ainda na parte 3 e continuando no estilo descubra-você-mesmo da opção checkout, ele fala-nos da opção svn:ignore. se já tiverem instalado o tsvn, essa opção aparece nas propriedades da pasta num tab novo chamado suversion. em baixo podem adicionar novas propriedades entre as quais aparece a referida svn:ignore.
bem, e agora vou ver se ponho o nant a correr.

outros links
HOW-TO: Subversion on Windows
Subversion on Windows quick start