Uma proposta radical para o orçamento

Acabar com o subsídio ferias e subsídio natal para todos os pensionistas.
Redistribuir o valor que sobra por todos os pensionistas que recebem menos do dobro do valor da pensão média.

A visão que eu tenho do subsídio de natal e subsídio de férias é diferente da de muita gente, principalmente aqueles que sempre foram empregados por conta de outrem…

Esta visão deve-se em primeiro lugar porque no inicio da minha carreira trabalhei a recibos verdes e por isso ou trabalhava ou nem sequer tinha salário, quanto mais subsídio ferias e subsídio de natal.
Depois porque a seguir a isso tive uma empresa durante cinco anos o que me permitiu também ficar a conhecer os custos para a empresa de ter funcionários e a dupla penalização que é não poder contar com um colaborador e ter ainda que lhe pagar o valor habitual mais o subsidio de férias.

Esta proposta permitiria diminuir a amplitude entre quem ganha mais e as reformas miseráveis que ainda temos bem como eliminava esse conceito, para mim estranho, de pagar subsídios que provavelmente fazem sentido no mundo das pessoas que trabalham como incentivo ou prémio, a pessoas que têm como principal característica precisamente serem não activos.

Também podiamos falar de acabar com o pagamento de pensões acima de um determinado valor ou a não acumulação de pensões mas isso já outros disseram.

por Vitor Silva



Leave a Reply