Generative Metaphors

No artigo “The Three Paradigms of HCI” vem referido um conceito interessante que não conhecia que é o de Generative Metaphors. Não conhecendo deste conceito mais do que a meia dúzia de linhas que vem nesse artigo, eu veria-o como a criação ou adopção de uma metáfora representativa de um conceito / problema como um método de gerar perguntas interessantes para tentar responder a esse problema.

Agre’s theory of generative metaphors in technical work (1997, pp. 33-48) suggests that technical fields tend to be structured around particular metaphors that suggest the questions that are interesting to ask and methods for arriving at answers to them.”

Como qualquer método tem uma questão que não pode ser ignorada que é o de potencialmente poder “enviesar” o tipo de perguntas que são feitas podendo assim causar respostas não perfeitas para o problema.

“An important attribute of these metaphors is that while they by no means strictly dictate what is done in a field, they do bring certain phenomena into the center of investigation, while marginalizing others”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *