aposentações

Pelos vistos o número de aposentações tem aumentado drasticamente nos últimos tempos. Se quisermos ser totalmente parciais podemos dizer que este aumento reflecte o inicio do fim do facilitismo que havia em determinados sectores e estou a pensar principalmente na função pública, mas claro que nem tudo é tão branco ou preto.

De qualquer forma a principal nota que queria deixar tem a ver com uma frase do antigo ministro das finanças bagão félix referindo-se à regra de renovação de pessoas na função pública e que diz que por cada 2 pessoas que sairem pode entrar 1.

Ao contrário do que inicialmente poderíamos pensar isto não quer dizer que os encargos do estado são reduzidos no mesmo factor de dois para um, o que acontece isso sim é que o estado em vez de ter encargos com duas pessoas através dos seus salários passa a ter com três pessoas, uma através do salário e as outras duas através das suas pensões, que naturalmente são encargos do estado.

Eventualmente a nível de contas públicas isso pode querer dizer que o peso do sector público administrativo reduz-se (de dois funcionários passa para um) mas ao nivel geral da despesa de todo o estado esse valor aumenta efectivamente.

por Vitor Silva



Leave a Reply