Trabalhos

2007 | Gestão de Serviços de Acção Social
Cliente/Entidade SAS.Universidade de Aveiro

Descrição: Aplicação para gestão de bolsas e alojamentos associados aos serviços de acção social do meio universitário. Inclui o processamento das diferentes candidaturas e a gestão da capacidade de alojamento disponivel; bem como toda a conta corrente dos alunos.
Desafios: utilização da framework CSLA, Click-Once Deployment e Subversion
Tecnologias: MS VB.NET, C#, SQL, CSLA 2.1, Click-Once Deployment, Geração Automática de Código.
Equipa: Infos
Software de Base: MS SQL Server 2005, .NET Framework 2.0 / 3.0, Infragistics NetAdvantage, Subversion.

2006 | Gestão de Revistas
Cliente/Entidade Missionários de Cucujães

Descrição: Desenvolvimento de aplicação para gestão integral dos serviços do dia-a-dia do Instituto Missionario, no que diz respeito a gestão de assinaturas, donativos e sorteios.
Desafios: Utilização do nHibernate.
Tecnologias: MS VB.NET, SQL, nHibernate 1.0.
Equipa: Infos
Software de Base: MS SQL Server 2000, .NET Framework 1.1, Crystal Reports XI v2.

2005 | Setup Multi
Cliente/Entidade Infos
Descrição: Desenvolvimento de setup para instalação assistida da aplicação Multi
Desafios: Inclusão de costumizações pouco habituais nos processos normais de instalação. Para além de copiar ficheiros inclui-se também funcionalidads de mapeamento de drives, parametrização ‘on-the-fly’ de ficheiros, criação de ODBCs.
Tecnologias: Inno Setup
Equipa: Infos
Software de Base: Inno Setup

2004 | Frango Biológico
Cliente/Entidade Escola Agrária Ponte de Lima
Descrição:
Desenvolvimento de aplicação de registo de parâmetros relevantes ao controlo e produção de Frango Biológico.
Desafios: Criação de user interface intuitivo seguindo o modelo “Microsoft Inductive User Interface Guidelines” utilizado no MS Money
Tecnologias: MS VB.NET, Access, MS Application Blocks
Equipa: Equipa de desenvolvimento composta por mim (implementação e SQL), uma designer gráfica pertencente à A+B, um coordenador de projecto da Escola Agrária e um “representante” dos utilizadores.
Software de Base: Access, .NET Framework 1.1

2003 | Gestão de Processos de Controlo Metrológico
Cliente/Entidade DRE-Norte

Descrição: Desenvolvimento de aplicação para gestão de toda a informação associada a processos de controlo metrológico (verificações e calibrações de equipamentos). O requisito principal foi a integração com aplicações já existentes (UNISYS Fabasoft, Gestão de Receita) bem como com algumas ferramentas já conhecidas dos utilizadores (MS Office, Mathcad). Foi ainda necessário garantir um nível de manutenção adaptativa mínimo.
Desafios: Integração de aplicações; Gestão de Projecto.
Tecnologias: MS VB.NET, SQL, ADO.NET.
Equipa: Equipa de desenvolvimento composta por mim (gestão de projecto, análise/desenvolvimento), um programador, um responsável da DRE-Norte no levantamento de requisitos, um responsável da UNISYS para integração com aplicação de Workflow / Gestão Documental.
Software de Base: MS SQL Server 2000, .NET Framework 1.1.

2002 | Sistema de Apoio à Decisão
Cliente/Entidade Associação Empresarial de Portugal

Descrição: Substituição do EIS cliente/servidor win32 existente, construída com base no SAS System. A nova aplicação permite, entre outras coisas, a navegação pelos valores agregados definidos de acordo com a estrutura de gestão da AEP, a análise da evolução mensal e análise transversal desses valores. Para além disso permite a parametrização de um conjunto virtualmente infinito de mapas de gestão e demonstrações de resultados. Para além da resolução dos problemas de implementação tecnológica, foi dada grande ênfase à questão da interacção utilizador/aplicação.
Desafios: User Interface.
Tecnologias: HTML, Jscript, SQL, ADO.
Equipa: Equipa de desenvolvimento composta por mim (implementação Web e SQL), uma designer gráfica pertencente à A+B, duas pessoas responsáveis pela análise, implementação (SQL) e gestão do projecto pertencentes à empresa DIALPE Informática e por uma pessoa também responsável pela análise e pertencente à AEP.
Software de Base: MS IIS 4.0, MS SQL Server 2000, Crystal Reports 8.0, Chart FX 5.5.

2001 | Gestão de Contratos
Cliente/Entidade Associação Empresarial de Portugal

Descrição: Criação de aplicação web para registo e controlo dos contratos que a AEP realiza com entidades externas ou empresas do universo AEP. Serve, entre outras coisas, de repositório dos documentos dos próprios contratos e permite o controlo previsional de custos e proveitos. Está integrada com outras aplicações da AEP nomeadamente no que diz respeito às entidades e ao sistema de facturação e contabilidade.
Desafios: Integração entre diferentes SGBD (MS SQL Server 7.0 e Progress) e gateway para aplicação residente noutro web server (Progress WebSpeed).
Equipa: Equipa de desenvolvimento composta por mim (implementação Web e SQL) e por mais duas pessoas responsáveis pela análise e gestão do projecto pertencentes à empresa DiALPE Informática.
Tecnologias: HTML, Jscript, SQL, ADO.
Software de Base: MS IIS 4.0, MS SQL Server 7.0

2000 | Loja Virtual
Cliente/Entidade Superlivros.com

Descrição: Desenvolvimento de solução de loja virtual. Foi desenvolvida toda a programação desde a necessária para a navegação no site, pedido de encomenda, registo de utilizadores, gestão de publicidade até à área de gestão de conteúdos com a edição de todos os conteúdos, gestão de pedidos de encomendas, etc.
Desafios: Coordenação de projecto entre programadores e designers.
Tecnologias: HTML, Jscript, SQL, ADO.
Software de Base : MS IIS 3.0, MS SQL Server 7.0.

1999 | Verificação Instrumentos de Pesagem
Cliente/Entidade DRE-Norte

Descrição: Substituição da aplicação utilizada até então para a emissão dos Boletins de Verificação de Instrumentos de Pesagem (IPs), criando uma nova aplicação (web) mas aproveitando ao máximo a informação já existente. Inclui o registo de informação da empresa bem como dos diferentes equipamentos, emissão do boletim de verificação associado, e emissão de relatórios de gestão.
Desafios: Migração de dados, redesign da estrutura de dados.
Tecnologias: HTML, Jscript, SQL, ADO, Remote Scripting.
Software de Base: MS IIS 3.0, MS SQL Server 7.0, Crystal Reports 7.0.

1998 | Gestão de Licenciamento Industrial
Cliente/Entidade DRE-Norte

Descrição: Desenvolvimento das fases de análise funcional, programação e testes de uma aplicação de apoio ao processo administrativo subjacente ao processo de Licenciamento Industrial. Inclui o registo de informação da empresa, dos diferentes pedidos possíveis (instalação, alteração, averbamento), emissão de documentos de receita (guias) e de alguns relatórios.
Desafios: Criação de aplicação web que demonstrasse a possibilidade de utilização deste tipo de aplicações em detrimento de aplicações cliente/servidor tradicionais (win32).
Equipa: Trabalho desenvolvido no âmbito do estágio de conclusão da licenciatura de Informática de Gestão. A equipa de desenvolvimento era composta por mim (implementação e análise) e por mais 2 estagiários (análise e documentação).
Tecnologias: HTML, VBScript, ADO 1.0.
Software de Base: MS IIS 2.0, MS Access 97.

1997 | Monitorização de Ocupação de Salas
Cliente/Entidade Universidade Portucalense

Descrição: A proposta consistiu em desenvolver uma aplicação que permitisse visualizar o mais realisticamente possível a ocupação pelos alunos das salas de estudo. Para isso criou-se um espaço virtual em VRML representando um corredor com diversas portas. Entrando em cada uma dessas portas era gerada a representação virtual de uma sala dinamicamente através do acesso à base de dados usada para o registo de alunos. A distinção entre lugar da sala ocupado e não ocupado era feita incluindo ou não uma representação genérica de um humano nesse lugar.
Desafios: Geração dinâmica de conteúdo, VRML, integração de diferentes Mime types.
Equipa: Trabalho Prático individual, da disciplina Empresa Interactiva do 4º ano do Curso de Informática de Gestão.
Tecnologias: VRML 1.0, HTML, SQL.
Software de Base: MS SQL Server, MS IIS 1.0.

1996 | Gestão de Carteira de Encomendas
Cliente/Entidade Particular

Descrição: Gestão integrada de clientes e carteira de encomendas. Permite o registo de informação e exploração desses dados através de variados relatório.
Desafios: Exploração das diferentes funcionalidades do Access.
Equipa: Trabalho individual.
Tecnologias: VBA, SQL.
Software de Base: Access 95

Trabalhos Práticos Desenvolvido durante a Licenciatura

  • Fevereiro 1997 / Junho 1997
    • Trabalho Prático da disciplina Empresa Interactiva – Monitorização de Ocupação de Salas – Trabalho elaborado em VRML 1.0 em conjugação com SQL Server e MS IIS1.0.
  • Outubro 1996 – Fevereiro 1997
    • Trabalho Prático da disciplina Auditoria Informática
      Simulação de uma auditoria à área de Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação. A empresa escolhida foi a Universidade Portucalense, tendo o trabalho consistido na realização de entrevistas com os responsáveis pela Gestão de SI/TI, análise dos dados recolhidos, sistematização dos mesmos e, por fim, identificação de problemas e apresentação de recomendações para o funcionamento futuro.
    • Trabalhos Práticos da disciplina Planeamento e Estratégia Empresarial
      Conjunto de análises de Case Studies na área de Planeamento e Estratégia Empresarial. Sendo apresentado um caso de estudo, este deveria ser analisado, deveria ser feita uma síntese da informação recolhida e por fim apresentadas recomendações para o funcionamento futuro da empresa analisada. (Análises SWOT, Factores Críticos de Sucesso, Análise de Estratégia, Forças Competitivas de Porter, etc.)
  • Fevereiro 1996 – Junho 1996
    • Trabalho Prático da disciplina Sistemas de Informação Avançados
      Desenvolvimento de todas as fases do ciclo de desenvolvimento de sistemas de informação seguindo a metodologia SSADM (Estudo de Viabilidade, Análise funcional, Desenho, Programação, Testes), com o objectivo de criar uma aplicação que permitia fazer a gestão de uma biblioteca. A biblioteca escolhida foi a Biblioteca Municipal do Porto, tendo o projecto simulado as condições de um projecto profissional. Assim, a identificação de requisitos foi fundamentada em entrevistas levadas a cabo na própria biblioteca com utilizadores de diferentes níveis e administradores, bem como da observação directa do funcionamento da biblioteca. O trabalho restante foi realizado na Universidade.
    • Trabalho Prático da disciplina Sistemas de Informação Contabilísticos
      Desenvolvimento de uma pequena aplicação em Microsoft Access 2.0 que permitia fazer a valorização de produtos em vias de fabrico através de diferentes critérios valorimétricos.
  • Outubro 1995 – Janeiro 1996
    • Trabalho Prático da disciplina Linguagens de Programação
      COBOL e C – Dado um editor de COBOL desenvolvido em C, o trabalho consistiu em desenvolver a fase de manutenção do ciclo desenvolvimento de sistemas de informação. Visto o programa fornecido estar bastante incompleto, mal estruturado, com erros e sem qualquer documentação, o objectivo foi criar a documentação necessária, quer de ajuda ao utilizador quer puramente técnica, que posteriormente permitisse a alguém continuar o desenvolvimento da aplicação, já sabendo onde se encontravam os erros e tendo já um conhecimento profundo da estrutura interna do programa.
  • Fevereiro 1995 – Junho 1995
    • Trabalho Prático da disciplina Estruturas de Dados e Engenharia de Software
      Desenvolvimento das fases de análise funcional, programação e testes de uma aplicação que permitia fazer a gestão de software, seguindo a metodologia SSADM.
  • Outubro 1994 – Janeiro 1995
    • Trabalho Prático da disciplina Sistemas de Informação
      Desenvolvimento da fase da análise funcional de uma aplicação para gestão de turmas e horários de uma universidade, seguindo a metodologia SSADM.