Transparência HackDay #2

A próxima sessão do transparência hackday realiza-se no próximo sábado à tarde no hacklaviva.
Para quem não conhece, o objectivo deste projecto é explorar a informação pública e criar mecanismos para que os cidadãos consigam criar algum conhecimento a partir do grande volume de informação que alguns sites governamentais disponibilizam.

Neste momento temos 2 projectos em curso que trabalham a informação do site da assembleia da república
Através de um dos projectos que anda à volta da actividade dos deputados, já disponibilizamos um serviço ultra-basico que fornece um csv com a informação dos deputados.
Para ver como usar podem consultar este post http://transparencia.hacklaviva.net/2010/08/como-usar-o-servico-informacaodeputado/.
Com base em alguma dessa informação já conseguimos criar estas duas visualizações Nomes / Profissões.

O outro projecto visa explorar a informação do diario da assembleia da republica que contém as transcrições das sessões da assembleia.
A ideia é conseguir responder a um conjunto de perguntas diferentes das que aparecem por exemplo nas estatísticas que o parlamento divulga anualmente.

São projectos que têm naturalmente uma vertente tecnológica por trás mas que também vai precisar de outro tipo de competências para chegar a bom porto, sejam designers, jornalistas, estatísticos, ou qualquer pessoa que ache este tema interessante. Apareçam que nós conseguimos arranjar algo para vocês fazerem.


Publicado

em

por

Comentários

Um comentário a “Transparência HackDay #2”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *