A importância de participar em diferentes projectos…

…e de fazer coisas diferentes

Este mês faz um ano que estou na Samsys e, quase que para comemorar, tivemos no dia 5 de junho o nosso Dia do Cliente. Foi o culminar de um projecto que, com diferentes graus de intensidade, começou a ser trabalhado há cerca de 6 meses.

No final acho que correu bem, embora com questões a melhorar que ficam para outro artigo.
Mas o que achei interessante foi que, tendo feito parte da equipa que mais intensamente preparou este evento, praticamente toda a aprendizagem e competências necessárias para esta organização foram aprendidas e apreendidas fora do meu dia-a-dia de trabalho normal.

Tive a sorte de me divertir/trabalhar na organização da Talks 2.0 em 2011 onde aprendi (entre outros) com o Felipe Ávila da Costa o poder da organização e sistematização de tarefas e com a Ana Silva o acompanhamento aos oradores, também aprendi muito ao apoiar o Cidadania 2.0 com a Ana Neves no que diz respeito à organização durante o dia do evento e também aprendi muito nos 4 anos que estive ligado mais de perto à Campo Aberto na organização quase mensal de tertúlias e passeios.

O que é importante aqui é que tudo isto foi feito fora de horas, ou seja, não estava diretamente relacionado com aquilo que eu faço diariamente mas, como muitas outras coisas, a médio-prazo revelou-se importante para o meu trabalho. E claro nem vou falar das competências relacionais que fui obtendo e também a rede que fui construindo.

É por isso que fico um bocado preocupado quando vejo alocações semanais de trabalho de >40h ou pessoas que estão no seu posto de trabalho das 09.00 às 20.00… quando é que estas pessoas vão ter tempo para conhecer outras pessoas… conhecer outras realidades?

048

por Vitor Silva



2 Comments

  1. […] esta organização baseei-me muito em experiências anteriores bem como naquilo que aprendi com o Efeito Checklist e nesse sentido foram muito importantes os […]

Leave a Reply