Empreendedorismo Social no Porto

A propósito de algumas coisas que vou fazendo falei com estes senhores acho que em maio. Entretanto recebi outro dia por mail um update do projecto.

O IES está a desenvolver o ES+ Porto desde Fevereiro e em colaboração com a Fundação Porto Social, Universidade do Porto, União Distrital das IPSS – Porto e GASPorto. Este é um projecto de mapeamento e identificação de iniciativas de Empreendedorismo Social com alto potencial de impacto que abrange o Concelho do Porto e visa essencialmente potenciar a resolução de desafios sociais e ambientais através da promoção deste conceito. Este e-mail serve para vos agradecer novamente o apoio prestado nesta primeira Fase de Entrevistas para a Identificação preliminar de Iniciativas e dar-vos um ponto de situação do processo.

Realizámos 134 entrevistas a Observadores Privilegiados do Concelho do Porto que identificaram 365 Iniciativas passíveis de serem consideradas como de Empreendedorismo Social.

Como Vos foi referido na entrevista que Vos fizemos, entendemos que uma iniciativa pode ser considerada de Empreendedorismo Social se resolver um problema social/ambiental negligenciado (Missão), se tiver potencial de transformação positiva da sociedade a nível social/ambiental (Impacto), se desafiar a visão tradicional e utilizar modelos de negócio inovadores (Inovação) e se tiver potencial de crescer e/ou de se replicar noutro local geográfico (Escalabilidade/Replicabilidade).

O ES+ Porto passa agora para a Fase II da metodologia de investigação, prosseguindo com a análise das 365 Iniciativas de forma a despistar quais de facto têm as características referidas. Às que passarem à Fase III, serão aplicados questionários profundos e, finalmente na Fase IV, um Conselho Académico decidirá quais são consideradas ES+ tendo em conta o seu potencial dentro dos critérios referidos. Queremos que acompanhem o desenvolvimento deste Projecto e, por isso, partilharemos informação ao longo do mesmo.

Na página online do IES podem encontrar as iniciativas ES+ que foram identificadas em projectos similares do IES noutras regiões do país (http://www.ies.org.pt/casos/os_es+/).

Queremos agradecer uma vez mais a Vossa colaboração para que este estudo esteja a correr da melhor forma.

Não hesitem em contactar se tiverem qualquer questão ou sugestão em relação ao ES+ Porto.

Acreditamos que estamos a dar passos fortes para promover o Empreendedorismo Social no Porto!

Melhores Cumprimentos,

por Vitor Silva



Leave a Reply