Como participar no projecto DespesaPublica.com

Os Dados

Um dos pontos mais importantes do projecto é a partilha e colaboração e nesse sentido disponibilizamos recentemente os dados de suporte ao site.
O objectivo é que cada um possa explorar a informação da forma que quiser e eventualmente contribuir para o projecto de forma a acrescentar funcionalidades, explorações de dados, análises, etc.
Se não tem conhecimentos em SQL e necessita de ter os dados exportados de alguma forma para o ajudar na sua análise, diga-nos o que pretende e para quê, que nós efectuamos uma exportação com esses requisitos.
Os dados são gerados todas as sextas-feiras:

Dados em CSV (Excel): http://dl.dropbox.com/u/29300801/DespesaPublica_Dados_csv.zip (90MB)
Dados em SQL: http://dl.dropbox.com/u/29300801/DespesaPublica_Dados_sql.zip (90Mb)
Tabelas do site em SQL: http://dl.dropbox.com/u/29300801/DespesaPublica_site.zip (30kb)

O Facebook

Está disponível desde o início do projecto a página do DespesaPublica no Facebook que serve por um lado para que as pessoas interessadas no projecto possam comunicar entre elas, mas também para divulgar novidades, análises e outros projectos semelhantes. Serve ainda para aumentar a visibilidade deste projecto, todos somos poucos por isso partilhem a nossa página no facebook.
http://www.facebook.com/pages/Despesa-P%C3%BAblica/196404600397657?ref=ts

A Lista de Sugestões

Para determinarmos quais as funcionalidades que devemos acrescentar ao site temos disponível uma lista de sugestões em que qualquer pessoa pode sugerir uma nova funcionalidade ou votar nas já existentes. Isto está acessível a partir do facebook, na barra lateral, ou acedendo directamente a uservoice.despesapublica.com
Estas sugestões serão implementadas de acordo com a disponibilidade de recursos (técnicos e humanos) e a exequibilidade dos mesmos.
https://despesapublica.uservoice.com/

A Lista de Discussão

Para quem quiser seguir o desenvolvimento do projecto mais de perto existe também uma lista de discussão em google groups. Esta lista será essencialmente usada para quem quiser contribuir activamente no projecto, seja a desenvolver funcionalidades, a discutir novas áreas que podemos abordar ou por exemplo a preparar sessões de apresentação do despesapublica na vossa comunidade.
http://groups.google.com/group/despesapublica

O Código

O código do despesapublica.com é open source com a licença GPL.
É feito em php e mysql, utilizando a plataforma silverstripe, se tiver conhecimentos nestas tecnologias e quer contribuir com novas funcionalidades ou correcções, pode obter o código no github e participar na lista de discussão do google.
https://github.com/despesapublica/

por Vitor Silva



Leave a Reply