Projecto de cidadania na cidade do Porto em Risco

O ES.Co.LA da Fontinha PRECISA DE UM ESPAÇO!
Apelamos à participação de tod@s para uma campanha de envio de e-mails à CMP no sentido de haver a restituição de uma escola aos cidadãos.

Se te revês nesta campanha reenvia este e-mail, fazendo copy-paste do texto abaixo, para o email: gabinete.municipe@cm-porto.pt (ou outro email da Câmara que achem oportuno)

Exmo. Sr.

O Movimento Es.Col.A do Alto da Fontinha Espaço Colectivo Autogestionado constitui-se em xxx e decidiu restituir alguma decência a uma Escola abandonada devolvendo-a aos cidadãos, para acções de formação gratuita.

De referir que algumas dessas acções já estavam em funcionamento, nomeadamente: Núcleo de Teatro e de actividades criativas dirigidas às crianças do bairro, Agricultura biológica e Permacultura e ainda uma biblioteca e uma Loja comunitária.

A acção da Câmara, cuja função é servir os cidadãos, não deveria passar pela detenção dos voluntários deste Movimento e apropriação e abandono do espaço.
Assim pedíamos para que essa situação fosse repensada e que se devolvesse a Es.Col.A aos cidadãos e movimentos voluntários, para a puderem recuperar e usufruir promovendo a formação gratuita e voluntária.

Esta situação condicionará o normal e regular desenvolvimento das actividades que o Es.Col.A do Alto da Fontinha Espaço Colectivo Autogestionado esta e pretende oferecer à comunidade, bem como a possibilidade de desenvolvimento criativo de novos projectos.

Com esta intervenção retiram-nos um sonho, um direito de cidadania, ficamos sem condições, ferramentas, conforto, espaço para desenvolvermos as nossas actividades. Não ter um sítio fixo onde nos possamos organizar a todos os níveis.

O Es.Col.A está disposto a fazer melhorias neste espaço devoluto, enquanto movimento de cidadãos voluntários, sem quaisquer custos para a autarquia.

A nossa procura por um espaço, se este nos for retirado, vai continuar. O nosso projecto em prol de uma sociedade mais sustentável e justa já vai longa, cada mês que passa fica mais difícil coordenar as nossas campanhas e os nossos voluntários sem condições físicas, por isso é urgente a nossa necessidade de obter uma resposta definitiva.

Temos direito a um espaço que é de todos, público e plural. Queremos ocupar esses espaços e dar-lhes vida, acção, crítica e reflexão!
Com os melhores cumprimentos,

Cidadão Portuense

Movimento Es.Col.A do Alto da Fontinha Espaço Colectivo Autogestionado

http://escoladafontinha.blogspot.com/
es.col.a.da.fontinha@gmail.com

http://porto24.pt/porto/10052011/os-ocupas-da-escola-da-fontinha-estao-a-ser-despejados-pela-policia/

por Vitor Silva



Leave a Reply