Acompanhar a Assembleia Municipal e Junta de Freguesia

Queiramos ou não a verdade é que existem alguns órgãos públicos que foram eleitos por nós.
A nível local estamos a falar de Junta de Freguesia e Assembleia de Freguesia, Assembleia Municipal e Executivo Municipal.

Na minha opinião, se eles existem, então acho que faz sentido tentar ver de que forma os podemos influenciar na sua acção quotidiana, e não só de quatro em quatro anos através do nosso voto.
Essa tem sido a minha maior motivação para ir assistir quer as Assembleias de Freguesia de S. Ildefonso quer a Assembleia Municipal do Porto, acho que faz sentido perceber como funcionam, o que se passa lá, como podemos intervir.

Na perspectiva de ir partilhando o que vejo e conclusões que tiro tenho publicado na Baixa do Porto e no meu blog artigos sobre o que se passa em cada uma das sessões a que assisti bem como por vezes via twitter (ver em baixo links).
Como devem imaginar este é um processo que consome bastante tempo mas que por outro lado permite ficar com uma boa visão daquilo que se vai discutindo na cidade.

Como este ano, por razões profissionais e pessoais não vou poder fazer um acompanhamento tão próximo destas sessões, gostaria de saber se algum dos visitantes habituais da Baixa do Porto estaria interessado em fazer parte de um grupo que fizesse este acompanhamento regular das sessões públicas.

O objectivo não é substituirmo-nos aos jornalistas que estão sempre presentes na assembleia municipal (mas não por exemplo na junta de freguesia) mas antes ter uma outra visão, complementar, do que lá se passa.
É importante que quem nos representa perceba que nós acompanhamos o que eles fazem, concordemos ou não com isso, e que até somos capazes de apresentar ideias ou sugerir temas para debate.

A próxima reunião da Assembleia Municipal do Porto é no próximo dia 20 de Setembro de 2010 às 21h00.

(publicado inicialmente n’a Baixa do Porto)

por Vitor Silva



Leave a Reply