O Porto em Conversa – Julho 2010

Mês Tecnológico
Os últimos podcasts disponibilizados têm sido maioritariamente tecnológicos (porque é isso que eu faço) mas de qualquer forma com conteúdo que poderá ser interesante a não geeks.

No tema genérico do Porto e região Norte publiquei mais umas gravações dos Olhares Cruzados sobre o Porto, nomeadamente a sessão intitulada “As pequenas e as grandes empresas”. Já podem ouvir as intervenções de António Mexia, Carlos Moreira da Silva e Luís Reis

Ainda o InnerCity e as intervenções de Celso Ferreira e Renato Sampaio.

Mais sobre o mundo empresarial acabei de publicar as gravações do Talks2.0 que incluiram as intervenções de Raul Moreira Vidal, Helena Leite, Franscisco Fonseca e, destaco, a de Miguel Monteiro fundador da Chip7 que entretanto fechou/faliu, muito interessante esta intervenção onde ele fala um pouco do que falhou na sua carreira.

Também comecei a publicar as gravações da edição #7 do Ignite Portugal que se realizou pela terceira vez no Porto. Ainda não está tudo online mas já podem ouvir João Nogueira Santos, Ricardo Sousa, João Figueirinhas Costa e Ana Silva. Mais gravações vão ficar disponiveis nas próximas semanas

Se estiverem interessados em ouvir-me falar em “estrangeiro” podem acompanhar as gravações que fiz durante a conferência SEPG Europe que se realizou no Porto. O Pedro Castro Henriques (que já tinha entrevistado a propósito da Portic) possibilitou-me esta experiência muito interessante de falar com alguns dos responsáveis do Software Engineering Institute. Já online as entrevistas a Paul Nielsen e Jim Over.

Também online a conversa que tive com Javier de la Torre sobre um tema que me interessa muito que é o OpenGov. Falei com ele sobre a importância de divulgação de informação pública em formatos acessiveis e do seu projecto AbreDatos.

Finalmente no dominio da geekisse pura e dura (ou nem tanto) também estão disponiveis algumas das apresentações da edição da Primavera (em junho) do Barcamp, um evento onde qualquer um se pode inscrever para falar daquilo que lhe interessa. Os temas foram essencialmente tecnológicos mas também incluiram uma aula sobre como tocar um didgeridoo com Rodrigo Viterbo, outra por Tiago Silva chamada “How to Hack Into Your Brain’s Permanent Storage” e que foi divertidissima e também Bruno Amaral, José P. Airosa, Marco Sousa, José Mota, Filipe Gonçalves e Luís Martinho.

Muita coisa mas claro que não precisam de ouvir tudo.
No próximo mês muitas outras novidades incluindo um projecto em conjunto com o JPN, já gravei uma entrevista juntamente com a Amanda Ribeiro a Tiago Barbosa Ribeiro da JS/Porto e outras entrevistas a representantes das juventudes partidárias do Porto se seguirão.

Mantenham-se atentos e divulguem.

por Vitor Silva



Leave a Reply