A esquerda e a direita

Pag.95
Nunes Correia – (…) O que será de esquerda? A ideia de um património comum é cara à esquerda. O domínio público, o bem público, a salvaguarda e a gestão desse bem público é algo que cola melhor com a esquerda. Embora a forma como a esquerda o procura fazer me pareça, por vezes, controversa. Surpreendentemente, porém, as palavras conservar, preservar, são, com maior frequência, integradas num léxico de direita. É o sentido da conservação. É o sentido da preservação. De direita será, igualmente, a exaltação da ruralidade. Tal como será de direita o reconhecimento da relevãncia dos mecanismos económicos na regulação das questões ambientais. Embora, no discurso ambientalista, este último aspecto apareça indiferentemente à esquerda e à direita, julgo mais consentânea com uma postura de direita a assunção de uma lógica de mercado, a distribuição de incentivos económicos, etc.

Pag.99
Soromenho-Marques – (…) Antes de haver esta classificação de esquerda e de direita, a filosofia política definia-se por dois valores diferentes. Havia políticas baseadas no primado da liberdade sobre a segurança e políticas baseadas no primado da segurança sobre a liberdade. Um modelo hobbesiano, com a segurança a anteceder a liberdade e um modelo lockeano com a liberdade a anteceder a segurança.
Por questões muito complexas, temos sido incapazes de produzir um modelo claro, num sentido ou noutro. Em Portugal, as políticas da liberdade remetem, normalmente, para o individualismo mais serôdio. E as políticas de segurança conduzem à construção de um aparelho de Estado que não é centralista, mas é fortemente ineficaz e fortemente burocrático. A esquerda afeiçoou-se a este tipo de aparelho de Estado. E não só a esquerda porque, também nos sectores empresariais, se detecta uma tentativa constante de reclamar fundos públicos.

in, Ecologia e Ideologia
Domingos Moura, Francisco Ferreira, Francisco Nunes Correia, Gonçalo Ribeiro Telles, Viriato Soromenho-Marques
Livros e Leituras, 1999

por Vitor Silva



Leave a Reply