Um contributo para as diferentes candidaturas à CM-Porto

.quer a candidatura de elisa ferreira quer a candidatura de rui rio já anunciaram que vão organizar tertúlias e/ou debates e imagino que as restantes candidaturas também o façam. Espero que depois essa informação fique disponível nos vossos sites em video e/ou audio (eu pessoalmente prefiro o audio porque não me obriga a estar sentado em frente ao computador para ver duas ou mais pessoas a debater um tema) e já agora que percebam que essa informação não é relevante só neste período de eleições mas também para o futuro (ou pelo menos deveria ser), pelo que ela não deve desaparecer depois das eleições.
. relativamente à forma como é pedida a nossa colaboração para os programas das diferentes candidaturas (por enquanto, que eu tenha visto, só a de elisa ferreira e rui rio) gostava que:
– tivessem no site a indicação de até quando é possível enviar essas propostas;
– que estivessem visíveis as propostas já apresentadas, com a possibilidade de podermos votar nelas
– que houvesse uma resposta oficial das candidaturas a essas propostas e que essa resposta também ficasse online
Outras coisas que também gostava de ver
. gostava também que disponibilizassem nos sites das candidaturas os valores dos financiamentos obtidos (públicos e privados) e os fossem actualizando consoante fossem recebendo mais apoios;
. que da mesma forma indicassem os gastos efectuados numa estrutura que no mínimo deveria ser parecida com o POC e no máximo deveria permitir consultar as facturas associadas a cada despesa;
. que percebessem que o que as ferramentas da chamada web 2.0 têm de grande diferença em relação ao tradicional uso da internet é que permitem estabelecer diálogos mais fáceis e directos em complemento à forma de comunicação unidireccional que os sites tradicionais permitem. um exemplo concreto: se virmos a utilização do twitter elisaferreira e portoemprimeiro reparamos que só é usado para nos enviarem informação.
Ainda em relação às diferentes campanhas gostaria de saber qual o papel que acham que os sistemas de informação podem ter no aumento de transparência das organizações a que se candidatam.

por Vitor Silva



Leave a Reply