Política Aberta no Porto – Europeias

Plano de Trabalho para a 2ª semana

Duas semanas depois de ter pensado em organizar este evento e uma semana depois de o publicitar n’A Baixa do Porto não tenho grandes dúvidas que ele tem todas as possibilidades de se realizar. Espero que não considerem esta afirmação tão peremptória como arrogância mas sim como resultado:

  • – do contacto directo que tive de 4 pessoas via email e blog – e posso dizer que em troca de emails com alguns colegas no início deste processo tinha dito que ficava satisfeito se conseguisse o contacto de 2/3 pessoas
  • – do contacto pessoal que forcei com alguns palestrantes das conferências a que assisti nos últimos dias – Olhares Cruzados e Inner-City.

Claro que ainda podem surgir contratempos de última hora que impossibilitem de todo este processo mas de facto não estou a contar com isso.

Objectivos para esta semana
1. definir data; 2. garantir local; 3. definir programa; 4. garantir alguns participantes; 5. publicitar ideia fora da cidade do Porto; 6. publicitar ideia fora da blogosfera.

1. Definir data
Data proposta – 16-Maio
tendo em conta que a campanha eleitoral vai decorrer entre 25 de Maio e 5 de Junho parece-me que 16-Maio ou 23-Maio seriam duas datas possíveis. Pessoalmente gostaria que fosse a 16-Maio. Isso quer dizer que faltariam 4 semanas para o evento se realizar.

2. Garantir local
Local Proposto – Biblioteca Municipal Almeida Garrett

Ainda não contactei ninguém a propósito disto, de qualquer forma a BMAG para mim tem um simbolismo muito grande e para além das questões práticas (boa acessibilidade) e técnicas (instalação áudio / projector) associadas era de facto um gosto pessoal que aí fosse realizada. De qualquer forma outros locais como por exemplo o auditório da Universidade Católica onde se têm realizado os Olhares Cruzados ou um dos (certamente) muitos auditórios das diferentes faculdades / universidades existentes no Porto seriam locais bons para a organização deste evento. Um ponto importante aqui será certamente o custo.

3. Definir programa
Tendo em conta os objectivos apresentados em outros posts, e considerando que é possível que nem toda a gente possa/queira assistir o dia inteiro, a minha proposta inicial é a seguinte:

09.30-10.30 aula sobre Europa
10.30-11.00 perguntas & respostas
(intervalo)
11.15-12.15 experiências de ex-deputados
12.15-13.15 perguntas & respostas

(almoço)
14.45-15.45 apresentação programas dos partidos
(intervalo)
16.00-17.00 perguntas & respostas
(intervalo)
17.15-18.15 apresentação propostas dos cidadãos
18.15-19.00 observações dos candidatos

4. Garantir alguns participantes

Claro que todo este esforço será em vão se não tivermos a participação de alguém. Neste ponto parece-me que vou necessitar de algum tipo de apoio para:

  • – chegar aos partidos – saber quem contactar para transmitir de forma eficaz a minha mensagem
  • – descobrir quem são a/as pessoas interessantes para ouvir sobre a europa

Todos os contributos nesse sentido serão bem vindos.

5. Publicitar ideia fora da cidade do Porto
Parece-me que numa eleição deste género em que há uma lista nacional por partido (acho eu) ao contrário de legislativas (distritos) e autárquicas (concelhos e freguesias) faz todo o sentido que ele seja aberto a mais do que a cidade do Porto como município e mesmo mais do que a AMP. Por questões práticas eu estaria a pensar incluir toda a região abrangida pela Metro do Porto e Unidade de Comboios Urbanos da CP, ou seja Póvoa de Varzim, Braga, Guimarães, Marco de Canaveses, Aveiro. Como não conheço bem essas áreas precisava da vossa colaboração para:

  • – descobrir pessoas / blogs / meios de comunicação dessas cidades / regiões que possam divulgar esta iniciativa
  • – descobrir pessoas / blogs / meios de comunicação dessas cidades / regiões que queiram participar

Para além disso gostava também de tentar um patrocínio quer da Metro do Porto quer da Unidade de Comboios Urbanos da CP de forma a financiar a viagem das pessoas que viessem dessas localidades. Se alguém me souber redireccionar para as pessoas que tratam destas questões p.f. enviem-me um mail.

6. Publicitar ideia fora da blogosfera
Considerar que a blogosfera é suficiente para publicitar este tipo de iniciativas é, na minha opinião, um desperdício de recursos. Tal como achar que o seu contributo não serve para nada o seria. Para conseguirmos uma boa exposição mediática desta ideia o que é necessário (acho eu claro) é atingir os diferente meios: blogs, redes sociais, rádios (locais e nacionais), jornais (locais e nacionais) e eventualmente a televisão. É uma das propostas que fica para esta semana. Quem puder ajudar nesta tarefa contacte-me.

Finalmente e resumindo um pouco aquilo que foi feito até agora:
semana 0
– troca de emails com alguns amigos para testar esta ideia
semana 1

– publicação de artigos no blog A Baixa do Porto
– intervenção na parte de perguntas e respostas da conferência Olhares Cruzados de forma a tentar publicitar esta ideia
– contacto directo com alguns intervenientes da conferência Olhares Cruzados
– contacto directo com alguns intervenientes do projecto Inner City
– troca de emails com 2 pessoas que me contactaram via Baixa do Porto

Nos próximos dias vou detalhar mais aquilo que já pensei e (espero eu) incorporar as vossas sugestões. Quem estiver disponível por favor contacte-me. Podem deixar-me alguma mensagem no meu blog, enviar uma mensagem via twitter ou então enviar um mail para o blog da Baixa do Porto a pedir o meu contacto. Já criei também um grupo no Facebook para tentar chegar a mais pessoas.

por Vitor Silva



One Comment

  1. Mário Negreiros wrote:

    Caros,

    Acabei de criar um blog ( http://www.cartasabertas-portugal.blogspot.com ), através do qual pretendo dar publicidade às cartas com queixas, denúncias, pedidos ou sugestões de cidadãos aos poderes públicos – e às respostas, quando houver. Peço-lhes para darem uma olhada no blog, onde a proposta está mais explicada, e, se acharem que merece, que a divulguem (é o tipo de coisa que depende de visibilidade para ter eficácia).

    Obrigado,

    Mário Negreiros

Leave a Reply