Sobre leituras

e como tenho dificuldade em arranjar tempo para ler outras coisas que não blogs e livros técnicos.

“Achas que 200 páginas roubam muito tempo?!”
Roubar não, encaro isso mais como investimento.
Mas aquilo que tu dizias sobre não ter muito tempo para os blogs porque já lês imensos jornais e não há tempo disponivel para tudo, eu sinto isso um bocado com os livros.
Ainda por cima eu não consigo ler com distrações à volta, por exemplo alguém ao meu lado ou um radio a tocar ou outras distrações.

Ler um livro é realmente uma experiência imersiva e para mim alienadora em relação ao que passa ao meu lado e não consigo encaixar essas necessidades facilmente no meu dia-a-dia.
E 200 paginas de facto soa-me a muito tempo. Se eu quiser ler um livro por mês isso significa que não vou conseguir acompanhar a quantidade de informação massiva que surge diariamente na minha area profissional (desenvolvimento de software) seja em meio escrito seja em audio.
E depois é a relaçao com os livros e o que posso retirar deles.

Eu leio imensas coisas técnicas relacionadas com o meu trabalho ou com outras áreas que me interessam (ambiente, economia, design) o que volta a reduzir o espaço para ler outras coisas que trazem recompensas menos tangiveis a nivel de conhecimento.
Ou seja enquanto num livro técnico eu no fim consigo facilmente dizer que aprendi algo novo, o processo de aprendizagem através da literatura é bastante mais complexo e menos recompensador no curto prazo (na minha opinião claro)

por Vitor Silva



2 Comments

  1. PMS wrote:

    “Ou seja enquanto num livro técnico eu no fim consigo facilmente dizer que aprendi algo novo, o processo de aprendizagem através da literatura é bastante mais complexo e menos recompensador no curto prazo.”

    Curioso, eu praticamente deixei de ler literatura nos ultimos 5 anos por essa razão. Leio imenso sobre história, economia e gestão, e um pouco de ciencias sociais de forma mais lata (e qualquer coisa sobre outros temas). Livros mais leves ou mais pesados, mas sempre com uma componente mais teórica.

    Afinal não sou o único que só lê coisas pesadas… : )

  2. vitorsilva wrote:

    🙂 de facto as únicas coisas que ainda vou conseguindo ler para além do que referi são pequenos contos e alguns comics…

Leave a Reply