Formação Desenvolvimento em .Net

Quando entrei para a Infos, ficou definido que umas das minhas tarefas era partilhar o conhecimento que eu tinha de desenvolvimento em plataformas Microsoft, mais propriamente na framework .net, com os meus colegas de departamento.
A Infos foi desde sempre, ou pelo menos desde que me lembro, uma empresa focada no motor de base de dados e 4gl Progress e o objectivo era de alguma forma começarmos a integrar estes dois mundos: Progress e .Net.
Nessa perspectiva foi-me proposto desenvolver os conteúdos necessários para depois ministrar um curso que fizesse este tipo de ponte.
A minha perspectiva aqui foi de dar uma panorâmica de tudo o que a framework nos proporciona de forma a, mais do que deixa-los aptos para começar um projecto a partir do zero, deixa-los com a ideia das funcionalidades que tinham disponiveis dentro da framework.
Não foi por isso a típica formação de introdução a uma nova linguagem com a apresentação exaustiva de todos os tipos de dados, construtores condicionais e de loops, etc.
Procurou-se também, sempre que possível fazer a ligação enter o mundo Microsoft e o mundo Progress.
A formação foi dividida em 4 sessões que corresponderam aproximadamente a quatro dias.
– Sessão 1 – Introdução; Estruturas Básicas; Objectos Específicos .Net e Visual Studio; Boas Práticas no desenvolvimento
– Sessão 2 – Introdução ao Visual Studio; Programação Orientada Objectos (Introdução, Herança e Interfaces); Eventos; Excepções
– Sessão 3 – A Framework – Assemblies mais importantes; User Interface; Acesso a Dados; DataBinding
– Sessão 4 – Reflection; Dados vs Objectos; A Framework nHibernate; Testes Unitários e a Framework nUnit; Deployment
Nos próximos dias vou disponibilizar aqui todos os conteúdos e recursos que desenvolvi e utilizei nessa formação.
Algumas coisas já estão “fora de prazo” já que a formação foi em cima do Visual Studio 2005 mas pelos menos os conceitos continuam actuais.

por Vitor Silva



Leave a Reply