natalidade

é de mim ou está toda a gente a ficar grávida… para além da quantidade de grávidas que se vê na rua, pude acompanhar mais ou menos a evolução perto de cerca de 6 gravidas, naturalmente a conversa sobre todas as questões que gravitam a volta desse proceso se tornaram mais frequentes e uma delas tinha a ver com o parto.

conheço amigas que preferem sem discussão a cesariana, outras preferiam um parto semi-natural (já que induzido e com recurso à epidural)… eu como nunca vou sentir na minha pele o que é dar à luz resta-me tentar perceber o porquê de um a ou outra opção.

assim, aqui ficam um links para artigos sobre estas questões. uma nota, do que percebi, é mais facil encontrar “activistas” pro parto natural do que pro parto assistido, daí que estes artigos possam ser um pouco enviezados nas suas observações.

http://sigarra.up.pt/fmup/noticias_geral.ver_noticia?P_NR=623
Uma investigação pioneira realizada em Portugal pela Prof.ª Doutora Teresa Mascarenhas, docente e investigadora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), concluiu que a gravidez e o parto induzem incontinência urinária em 20% das mulheres.

http://www.saudeemmovimento.com.br/reportagem/noticia_exibe.asp?cod_noticia=941
Realizada na Noruega, a pesquisa contou com mais de 15.000 voluntárias, na faixa etária dos 20 aos 65 anos. “O problema foi detectado em 21 % das mulheres que haviam tido parto normal. Em contrapartida, das mulheres que se submeteram a cesarianas, só 16% tiveram a disfunção” explica a médica Guri Rortveit, da Universidade de Bergen.

http://www.gineconews.org/jornal/2000/maio/maio2000_09.htm
Episiotomia mediana e incontinência anal
Recentes estudos epidemiológicos têm indicado que a incontinência anal depois de partos é mais comum do que o se presumia. Até 6 a 10% de todas as mulheres apresentam novos sintomas defecatórios no pós-parto e algo entre 13 e 20% apresentam perda de controle de flatos. Os números são ainda mais altos para aquelas com lacerações de terceiro ou quarto grau

http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI1006136-EI6618,00.html
Cesárea + parto normal versus a desinformação

http://sobcesaria.blogspot.com/2007/03/vbac-e-induo-farmacolgica.html
VBAC e Indução farmacológica: ajuda ou obstáculo????

http://www.amigasdoparto.com.br/ac019.html
CESÁREA: ESCOLHER E PERDER

http://www.cpdt.com.br/sys/interna.asp?id_secao=3&id_noticia=127
Papel do Fórcipe na Prática Obstétrica Moderna

por Vitor Silva



Leave a Reply