Emerging Telephony Keynote

podcast – http://www.itconversations.com/shows/detail978.html

é inspirador ouvir uma pessoa destas. na sua keynote na O’Reilly Emerging Telephony ele fala da sua visão do futuro no que diz respeito a serviços na rede.
pelo caminho fala da resistência à mudança que as empresas têm e de como alguns serviços que só agora estão a aparecer em força já estão disponiveis à muito tempo não tendo sido introduzidos por questões “políticas”. a este respeito gosto particularmente do exemplo que dá sobre voip que já em 95 era uma realidade.
outra verdade chocante foi “network operators never introduced a single service the people wanted!” e exemplifica com o telegrafo, telefone fixo, etc… ou então os “toques personalizados” (ringtones), quem é inventou esse negócio… claro que não foram as grandes empresas.
depois a ideia das imagens no telemovel… cool agora as pessoas tiram fotos e enviam um mms com essa foto para outras pessoas e nós ganhamos com isso. mas isso era se não tivessemos também o bluetooth ou afins e não pudessemos usar essa rede adhoc sem custos para nós consumidores.
achei fantástico ouvir alguém dizer isto porque desde a rápida loucura do wap que eu tenho para mim que a forma como os operadores de telemóvel estão a explorar o negócio de ligação à internet via telefone é totalmente errada. mas claro esta é uma ideia preconceituosa e que não está actualizada em relação às actuais propostas de mercado, embora anúncios como “agora pode ter o messenger no telemovel” ou “verifique o seu mail no telemovel” me deixem ficar com a ideia de que ainda se continua a insistir em filtrar o tipo de acesso que podemos ter via estes operadores… porque não simplesmente “aceda a toda a internet e os seus serviços através do seu telemovel a um preço ligeiramente superior ao da sua ligação adsl”!

mais info aqui

por Vitor Silva



Leave a Reply