férias

onde já vão as férias e o meu passeio curto (muito) por arouca e arredores.
começou já a meio/fim da manhã com uma vista breve do mosteiro de arouca (sec. x), passeio curto pelas redondezas em obras, parece que em portugal o tudo o que seja aglomerado com mais de 4 ou 5 casas está em obras, e almoço no parlamento… uma bela posta arouquesa (mesmo para não apreciadores).
ainda dei um salto ao centro internet do sitio onde também recolhi mais alguma informação sobre percursos pedestres na região de arouca.
ficou ainda muito para ver na cidade/vila(?) mas segui para a serra da freita. paisagem deslumbrante, principalmente entre albergaria da serra / castanheira / mizarela. a não perder claro a imponente frecha de mizarela, uma queda de água com mais de 60m de altura e, só para dizer que já viram, a visita às pedras parideiras… fenómeno único no país e raríssimo no mundo mas não particularmente entusiasmante… enfim… se calhar se formos com alguém que nos explique melhor o processo e para onde temos que olhar pode ser que seja interessante.
fiquei filado num percurso pedestre que começa em merujal, passa por mizarela, albergaria da serra, continua pela serra da freita e volta a merujal. são 13km mas já imagino fazê-lo num dia solarengo frio e seco de outono/inverno. hmmm.

por Vitor Silva



Comments are closed.