comentário a "Acessibilidade e Usabilidade"

bom, pareceu-me um bocado fracote este artigo… um bocado com vistas curtas… começa por dizer “ideally, any site should be accessible. any device should be able to access the content and navigation of any site” o que me parece bem, mas depois todo o discurso centra-se na questão da navegabilidade e em pormenores que me parecem uma gota de água naquilo que a acessibilidade representa… para além do enfoque na utilização de javascript para resolução de problemas de usabilidade…”the rule is accessibility should not restrict usability. if your site badly needs a few advanced javascript to make the navigation or a form more usable, don””t hesitate to add the scripts”
eu diria antes, se o site precisa assim tanto de javascript para resolver esse tipo de problemas se calhar a arquitetura da informação não foi muito bem definida.
já agora porque não falar na utilização do flash por exemplo para criaçao de mecanismos de navegação mais intuitivos e apelativos?
“Therefore any possible ””accessibility vs. usability danger is related to the future of javascript”
resumindo acho que me escapou o alcance do artigo porque realmente não consigo ver relação entre as 3 coisas acessibilidade / javascript / usabilidade

outras leituras recomendadas
http://www.acesso.umic.pcm.gov.pt/acesso/visitabil.htm
http://www.umic.pcm.gov.pt/UMIC/CentrodeRecursos/Publicacoes/guia_boas_praticas.htm

por Vitor Silva



Leave a Reply