aqueles que te amam – etienne davodeau

primeiro umas considerações formais, para mim um livro de bd é um livro capa mole tamanho entre o a4 e o a5 normalmente escrito em inglês… foi esse o meu contacto com a bd pós-quadrinhos-disney, daí o meu ar apreensivo quando me deram este livro do etienne davodeau
não posso enquadrar este titulo no tipo de trabalho produzido pelos escritores/desenhadores francófonos pela simples razão de que não sou consumidor habitual, posso no entanto dizer que contrariou as minhas ideias preconcebidas de livros pouco apelativos quer graficamente quer ao nivel da historia.
o livro retrata algo que nos é muito familiar, a relação futebolistas/adeptos de constante amor ódio e em que o jogador deixa de ser uma pessoa que está a fazer o seu trabalho para passar a ser alguém, que podia ser uma máquina, e que tem forçosamente que agradar todos os seus adeptos porque lhes Pertence!
livro editado pela maisbd

……………………………..
renaud esté perplexo.
titou abandona tudo, de imediato
vendido, comprado, emprestado, trocado
roubado, agora.
merda.
acabaram-se os adeptos, os patrocinadores, os jornalistas.
acabado.
cansado.
é um paradoxo; estes dias no escuro abriram-lhe os olhos.
não quer mais ser uma mercadoria.
renaud nao compreende. renaud protesta: eles não são só isso! fazem sonhar milhoes de pessoas! renaud evoca as vitórias, a multidão em delírio.
titou teima. não quer saber de nada, para ele acabou.

por Vitor Silva



Leave a Reply